Crónica escarniçada pelo Apito Dourado do Mateus

Há pessoas ingénuas. Chega a haver indivíduos que pensam que o futebol é um jogo. Futebol é mais que isso. Futebol é uma "vendetta". Futebol é envelopes secretos na Judiciária. Futebol é “Caso Mateus” e “Apito Dourado”.
Depois de uma aturada reflexão e cuidada análise, tendo o cuidado de ser brando, temperado e exacto, cheguei a 3 conclusões absolutamente diferenciadas (fiz mais vírgulas nesta frase que o Saramago nos últimos 7 livros):

1. Os tipos da Liga são uns mafiosos
2. Os tipos da Federação são uns mafiosos
3. Os tipos da bola são uns mafiosos


Escrevo isto, sem temer que me processem por calúnia e difamação, pois segundo estes sicilianos por afinidade, jamais as questões respeitantes ao Futebol poderão ser resolvidas em Tribunais comuns, por serem “casos de natureza estritamente desportiva” (ou na gíria italiana, “Cosa Nostra”). Segundo essas brilhantes (e calabresas) leis, só uma de 3 coisas distintas me pode acontecer:

1. Aparecer a boiar no Rio Douro com formigas na boca
2. Aparecer a boiar no rio Tejo com formigas na boca
3. Aparecer a boiar num rio com formigas na boca

A não ser que tenho em minha posse um dossier com revelações bombásticas que me foi entregue por um vizinho de um amigo de um primo da tia do meu periquito. Nesse caso posso entrar no clube dos “Donos da Bola” (ou na gíria, “camorra”), com direito a benefícios fiscais (ou na gíria, fuga aos impostos), benefícios linguísticos (ou na gíria, não ter a 4ª classe mas ganhar milhões) e direito a tratar ministros por “tu” (ou na gíria, “chamar os bois pelos nomes”). A propósito, uma pequena questão aos senhores do fato engomado na Sicília:

Se depois disto, eu aparecer a boiar no rio com as respectivas formigas na cavidade bocal, poderá a minha família recorrer aos Tribunais ou é considerado um “caso de natureza estritamente desportiva”?

(As respostas deverão ser enviadas para o meu camarote no Alvaláxia XXI. Pedia-vos apenas que, antes de me porem a boiar, me deixassem ver 1º jogo do Benfica na Liga dos Campeões, o Portugal - Finlândia e o Casa Pia - Olivais. É que eu sou maluco por futebol!)