Há que olhar para a frente!

No Sábado o Benfica empatou com o Leixões. No fim, Nuno Gomes disse que a equipa precisa de estabilidade. Gosto do Nuno. É um rapaz coerente! Pede para a equipa aquilo que oferece às defesas adversárias: Estabilidade!
Hoje, segunda-feira, a notícia caiu que nem bomba nas redacções (e escritórios das SAD do Porto e Sporting). Fernando Santos já não é treinador do Benfica! Paulo Bento e Jesualdo Ferreira ficaram extremamente apreensivos.
Conta-se que Paulo Bento, com os nervos, chegou a mexer ao de leve no cabelo, felizmente sem consequências de maior para a obra de arte capilar que ostenta na sua brilhante cabecinha.
Jesualdo teve menos sorte. Com o nervosismo, sorriu. Recordo que a ultima vez que Jesualdo sorriu terá sido em Janeiro de 1967. O sorriso irreflectido custou-lhe uma distensão beiçal no lábio superior. O departamento médico do F.C.P. já o advertiu que só pode voltar a sorrir quando a S.A.D. do Porto não tiver problemas com a Judiciária.
Quem não está preocupado é o mecenas de editoras e Presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. Esta foi a melhor coisa que lhe poderia ter acontecido, depois do livro da Carolina, da nomeação de Maria José Morgado e da contratação da talentosa dupla Leonor Pinhão/ João Botelho para reforçar o ataque (ao F. C. Porto!). Melhor que isto só mesmo a equipa começar a jogar futebol.

Felizmente o Benfica tem um salvador: Joe Berardo! Parece-me, de resto, a melhor opção para o lugar de Fernando Santos. Haverão pessoas que, por mera distracção ou má-vontade, não concordam que o Joe treine a equipa. Estão redondamente enganados. Vejamos:Um bom treinador tem de motivar os jogadores!
Berardo já deu provas que sabe motivar. Vejam o caso de Rui Costa...

Um bom treinador é um líder com quem os jogadores se identificam!
Quem são as contratações do Benfica? Pessoas de quem nunca tínhamos ouvido falar que chegaram recentemente a Portugal armados em campeões e têm, naturalmente, dificuldades em falar Português.

Um bom treinador tem de ter provas dadas!
O que é que vocês, amigos benfiquistas, pretendem? Uma equipa que jogue com arte, certo? Um timoneiro que saiba dar a volta às situações e consiga ganhar sempre. Um timoneiro que se revolte contra o poder e só se cale (mesmo que ninguém perceba o que diz) quando consegue o que quer (mesmo que não faça sentido).


Os mais desconfiados ainda poderão rebater: "Ah! Mas o Berardo não é treinador..." - Exacto! A transição tem de ser suave. Não me parece inteligente entrar em loucuras e, logo a seguir ao Engenheiro, contratar mesmo um treinador. (Se o Vieira optar de novo pelo Camacho verificarão que os jogadores vão demorar a adaptar-se. Pode ser que tenham a sorte de o Real Madrid mais uma vez o convidar. Quanto mais não seja para roupeiro. E ele aceita.)

Dirão alguns benfiquistas mais puritanos: "'Ah! Mas o Berardo é esquisito. Veste sempre de preto..." - E vocês?? Só uma dica: Cor-de-rosa! Diz-vos alguma coisa?


Outros, que só sabem criticar: "Ah! Mas eu não entendo o que ele diz..." - E o que o L.F.Vieira diz, entendem?? E mesmo sem ser entendível, o facto é que consegui fazer grandes contratações nos ultimos anos, como é o caso de Nuno Gomes, Amoreirinha, Rodolfo Lima, Moretto, Beto entre outros que por terem um nome demasiado estranho já não me lembro como se escreve.

Ainda os lampiões: "Ah! Mas o Berardo tem um negócio de vinho. De vinho é que ele percebe..." - Será que preciso reponder a isso??? Também me pareceu que não...com sorte, ele compra uma empresa de coiratos e ficam com o ramalhete composto. (Sinto que finalmente vos convenci, caraças!!!)


Mais, como repararam no defeso, dinheiro é coisa que não abunda nos cofres encarnados. Se forem buscar o Camacho, ele vai querer um ou outro jogador com menos de 35 anos que saiba mesmo jogar à bola. Como sabemos, isso é coisa para ainda custar uns euritos e, depois do Simão e do Quaresma, as escolas do Sporting já só estão a importar para o estrangeiro.

Com Berardo não haveria problemas de dinheiro. É homem para pagar bem se o deixarem treinar a equipa. Melhor, estou convencido que é menino para ainda oferecer meia dúzia de acções do BCP a cada um dos sócios. Eu sei que vocês preferiam acções de um banco onde soubéssemos quem é que afinal manda naquilo e sem problemas informáticos, mas para começo já não é mau.

Como vêem, meus amigos, é só vantagens! Berardo a treinador! Ou então o Avô Cantigas, escolham voçês!

Pensem nisto, tomem o comprimido do colesterol, decidam-se e aceitem um abraço preocupado (com a integridade física das Vossas respectivas durante a presente época) do amigo,

RicardoV.


P.S.: Se repararem com atenção escrevi “voçês” com cedilha na penúltima frase. Há dias assim… dias em que me apetece ser um parvalhão, fazer call-back's de posts anteriores e irritar os meus amigos benfiquistas!